Gestão

Uma Escola mais sustentável
29-03-2019

A campanha “Agir Local, Pensar Global”, implementada em fevereiro, no campus, já mostra resultados promissores.

A iniciativa arrancou com a instalação de 70 caixotes para reciclagem de papel, 145 para plástico e embalagens e 14 para vidro. Os funcionários de limpeza e responsáveis pelos espaços de refeições do ISEP frequentaram formação para uma resposta adequada aos desafios de reciclagem e recolha de resíduos orgânicos e indiferenciados nos bares do campus e na cantina. 

Num espaço de um mês, o ISEP aumentou em 50% a recolha de papel e cartão, 300% a reciclagem de embalagens de plástico e metal e continuou com a separação e recolha de vidro. De destacar o elevado aumento da recolha de resíduos: de zero para uma estimativa de 3.1 toneladas por mês.  

Graças a esta campanha, já se atingiu o primeiro objetivo de inutilizar um molok (instalado subterraneamente), anteriormente destinado aos diferenciadores, sendo que o objetivo será a inutilização de dois contendores. Foi possível também aumentar a frequência de recolha de papel e cartão, de 2 para 3 vezes por semana, e triplicar a recolha de plástico e metal.

Apesar de existir ainda um longo caminho a percorrer, os resultados são encorajadores. O ISEP conta com a colaboração de todos para o sucesso desta iniciativa.