Investigação

Método pedagógico inovador conquista mais um prémio para o ISEP
31-10-2019

Os docentes do ISEP, Susana Nicola e Alberto Pereira, estiveram presentes na 14th European Conference on Innovation and Entrepreneurship (ECIE) e receberam o diploma de mérito, na área de metodologias inovadoras de ensino, em inovação e empreendedorismo. A entrega do prémio ocorreu durante o evento, que decorreu nos dias 19 e 20 de setembro, na cidade Kalamata, Grécia.

A ECIE possui uma competição internacional, intitulada 2019 Teaching Innovation and Entrepreneurship Excellence Awards, à qual os docentes submeteram um estudo de caso, que desenvolveram na disciplina Laboratório de Sistemas II, do terceiro ano da Licenciatura em Engenharia de Sistemas. Denominado "Challenge Based Learning promotes entrepreneurship and innovation in higher education – pilot implementation in an integrated subject", o estudo de caso foi publicado em livro e consiste na implementação de um novo método pedagógico para promover o empreendedorismo e a inovação nos alunos. 

Para o desenvolvimento deste estudo, houve, numa primeira etapa, a seleção de um conjunto de características que, Susana Nicola e Alberto Pereira, consideram pertinentes fortalecer no aluno: criatividade, pensamento crítico, saber trabalhar em grupo e lifelong learning. Para tal, recorreram a uma série de ferramentas, cuja sua utilização foi testada como suporte no desenvolvimento destes atributos, nomeadamente o CBL, MVP, Scrum, Pitch e Lowcode. Este projeto teve como empresas parceiras a Outsystems e a Do It Lean