O CURRICULUM VITAE (CV):
IDENTIFICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
Na hora de construir o teu CV, é importante que exista um objetivo/motivo para que possas direcionar as tuas informações ao que é pretendido.
Mais do que um documento onde colocas informação sobre ti, o teu currículo deve espelhar, de forma objetiva e direta, as tuas experiências e conhecimentos.
Sugerimos que não agrupes as experiências profissionais e as experiências de trabalho na mesma secção. As experiências de trabalho, por norma, dizem respeito a atividade remunerada realizada fora da área de formação(exemplo: part-time na restauração).
Assim sendo, deixamos-te algumas sugestões de como podes colocar as tuas experiências profissionais de forma sucinta e objetiva:
- Evita escrever frases ou parágrafos longos no teu CV;
- Identifica sempre o nome da empresa onde trabalhaste e a função que assumiste;
- Ao mencionares trabalhos realizados, assinala o objetivo inicial a cumprir, depois as tarefas que realizaste e assinala as ferramentas que utilizaste;
- Opta por redigir em tópicos, iniciando cada ponto por verbos de ação (ex: “Elaborar relatórios…”) ou substantivos/nomes (ex: “Construção de um modelo…”);
- Não te esqueças que para cada experiência ou projeto existiu um intervalo de começo e de fecho dessa atividade, portanto identifica-o (ex: “Jan – Mar, 2025”);
- Adicionalmente, na secção da Formação/Percurso Académico, podes aproveitar para mencionar cadeiras que mais gostaste ou que são relevantes para a vaga a que te candidatas.
Se não possuíres experiências profissionais ou estas ainda forem breves, identifica os projetos académicos que realizaste. Não te limites a listar competências técnicas* (ex: AutoCad; Java Script) no teu CV. Aproveita para colocares projetos e trabalhos onde as aplicaste para que, desta forma, reveles o que sabes fazer na prática.
*Nota: Repara que as competências técnicas dizem respeito a competências e conhecimentos específicos da tua área profissional, sendo diferentes de competências informáticas (como o Office 365) ou das soft skills (que são transversais e independentes da área ou grau de formação, como, por exemplo, comunicação, proatividade e pensamento crítico).
Estas são apenas algumas sugestões que partilhamos contigo. Fica a saber que os serviços do ISEP|GO estão disponíveis para te apoiar neste processo.
Para agendamento ou pedido de mais informações, envia um e-mail para: isep-go@isep.ipp.pt.
