
Numa era em constante evolução, a inovação e o empreendedorismo tecnológico são fatores fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, permitindo aumentar a competitividade das organizações e do setor.
A Engenharia Eletrotécnica e de Computadores assume um papel preponderante para garantir as condições de competitividade empresarial e o desenvolvimento científico e tecnológico que permitem a inovação e a evolução das tecnologias.
Porquê escolher este mestrado?
- Disponibiliza quatro áreas de especialização: Automação e Sistemas, Sistemas Autónomos, Sistemas e Planeamento Industrial e Telecomunicações.
- Proporciona a integração num mercado com elevada empregabilidade.
- Aposta numa forte componente de realização de projetos com implementação prática.
- Permite que a dissertação de mestrado seja realizada em ambiente empresarial ou em grupos de investigação.
Horário:
Diurno/Pós-Laboral
Registo Legal
Saídas profissionais:
• Profissão de engenheiro reconhecida a nível europeu (marca de qualidade EUR-ACE)
• Empresas de Eletrónica e Automação, Robótica e Sistemas Autónomos, Telecomunicações e Multimédia, Software e Internet.
• Empresas de desenvolvimento de soluções para a Indústria Automóvel, Aeronáutica, Defesa e Espaço, Transportes e Mobilidade.
• Empreendedorismo na área da inovação tecnológica.
• Desenvolvimento de atividades de investigação científica.
Taxa de empregabilidade: 99,6%
Empresas:
Efacec, Continental Mabor, EDP, CEIIA, Bosch, Altran, Fraunhofer Portugal, GISLÓTICA – Mechanical Solutions, ViGIE Soluções, Yazaki Saltano, WEG Portugal, entre outras.
Grupos de investigação:
GECAD, CISTER, CIETI, INESC TEC, entre outros.
Protocolos de dupla titulação:
Universidade Presbiteriana Mackenzie do Brasil e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Quem pode candidatar-se ao mestrado:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal (*1);
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico do ISEP (*2);
- Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico do ISEP (*2).
(*1) Conforme edital, os finalistas de licenciaturas podem concorrer, sujeitos a admissão condicional, devendo apresentar prova de conclusão da licenciatura impreterivelmente até ao último dia do prazo para matrícula/inscrição da fase à qual se candidataram, sob pena de exclusão da mesma.
(*2) Os candidatos nestas condições devem solicitar antecipadamente este reconhecimento. Mais informações sobre o processo disponíveis aqui. Pode ainda contactar a Divisão Académica do ISEP ou a direção do Mestrado.
Consulte aqui o Edital do Concurso
Vagas: Anexo I do Edital
Datas de Candidatura:
1.ª Fase - 16 de junho a 3 de julho de 2025
2.ª Fase - 30 de julho a 29 de agosto de 2025
3.ª Fase - 24 a 30 de setembro de 2025
(As segunda e terceira fases abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes das fases anteriores)
Propinas (2025/2026):
- Estudantes nacionais: 950€/ano
- Estudantes internacionais: 4500€/ano (possibilidade de desconto para os nacionais de um estado membro da CPLP)
- Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime a tempo parcial para todos os estudantes
|
![]() | João Henrique Araújo (consultar linkedin) |
Sérgio Martins
Especialista II na ANA – Aeroportos de Portugal
"O mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores tem um ótimo equilíbrio entre os conceitos teóricos do estado da arte e a implementação prática de conhecimento – dois fatores fundamentais na engenharia. A conjugação destas vertentes faz com que o curso seja muito estimulante mesmo para pessoas já com experiência profissional".
Filipa Rocha
Mestranda (ramo de Automação e Sistemas)
"O mestrado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores revelou-se uma boa opção. O curso é motivador, incide em novas tecnologias e transmite conhecimentos avançados para ir de encontro às necessidades das empresas e responder aos desafios do mercado".
Contactos:
Diretora de curso:
|