
É esta a tua engenharia.
Atualmente, verifica-se uma forte convergência entre as Tecnologias e Serviços de Telecomunicações e a Informática devido ao desenvolvimento de novos paradigmas para a construção de soluções de Telecomunicações. É neste panorama que surge a Engenharia de Telecomunicações e Informática.
Se queres trabalhar em várias áreas, como serviços ao utilizador, eletrónica de consumo ou profissional, plataformas de comunicação e redes informáticas, esta é a engenharia certa para ti.
O que te dá esta licenciatura?
- Frequentarás um curso inovador, que associa duas áreas científicas em forte convergência e evolução - Telecomunicações e Informática - e que implementa os mais recentes paradigmas de ensino-aprendizagem na área de engenharia.
- A tua formação irá de encontro às necessidades de mercado, permitindo colmatar falhas e necessidades identificadas e, assim, garantir uma forte taxa de empregabilidade.
- Terás o acompanhamento de um corpo docente especializado, com fortes ligações ao meio industrial e de investigação, permitindo o contacto dos estudantes com o ecossistema empresarial e a realização de estágios em empresas ou grupos de investigação.
- Desenvolverás as competências para prosseguir estudos ao nível de mestrado em diversas áreas de especialização.
Duração: 3 anos / 6 semestres | Horário: |
Créditos: 180 ECTS | Diurno (8h00 - 18h00) |
Registo Legal
Data inicial: 2020-04-14
Data final: 2026-04-14
Saídas profissionais:
- Projeto, implementação, manutenção e integração de aplicações e sistemas de (tele)comunicações e informáticos;
- Redes de comunicação públicas e celulares;
- Tecnologias 5G;
- Internet e aplicações web;
- Plataformas e aplicações móveis;
- Processamento e difusão de sinais multimédia;
- Comunicações via satélite;
- Tecnologias de fibra ótica;
- Segurança/privacidade de dados;
- Métodos de análise de muitos dados (BigData) e apoio à decisão;
- Sistemas de informação;
- Redes locais (LAN) e de longo alcance (WAN/LPWAN);
- Redes veiculares;
- Redes de sensores/atuadores;
- Internet-das-Coisas (IoT);
- Projeto de software e programação;
- Inteligência artificial.
O ISEP e o corpo docente afeto ao curso têm forte tradição de cooperação com o ecossistema empresarial, unidades de investigação e outras instituições do ensino superior da região. Estas parcerias concretizam-se através da colaboração dos docentes em atividade de I&D, consultoria e desenvolvimento tecnológico com entidades externas ou pelo acompanhamento de estudantes em estágios. O leque de parcerias é extenso, garantindo uma diversidade de áreas técnico-científicas que abrange os diversos tópicos abordados na licenciatura.
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
3135/9098 Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática
Vagas: 40
Provas de ingresso: Física e Química (07) + Matemática A (19)
Consultar: Guia da Candidatura de 2025 - Detalhe de Curso (dges.gov.pt)
Classificações Mínimas:
Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos
Fórmula de Cálculo: Média do secundário (50%) + Provas de ingresso (50%)
Médias dos últimos colocados na Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática:
2021: 141,2 (1ª fase); 161,8 (2ª fase)
2022: 139,9 (1ª fase); 126,5 (2ª fase); 140,4 (3ª fase)
2023: 139,3 (1ª fase); 157,9 (2ª fase)
2024: 145,4 (1ª fase); 151,8 (2ª fase); 141,9 (3ª fase)
Preferência regional
Percentagem de vagas: 50%; Área de Influência: Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Vila Real
Outros modelos de candidatura (+info aqui):
- Estudantes internacionais, +23, etc;
- Concursos para maiores de 23 anos (M23);
- Concursos para titulares de cursos médios ou superiores;
- Concursos de mudança de curso, transferência e reingresso;
- CTeSP.
Propinas (2024/25):
- Estudantes nacionais e equiparados: 697€/ano
- Estudantes internacionais: 4500€/ano (possibilidade de desconto para os nacionais de um estado membro da CPLP)
(Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial)
Contactos:
Diretora de curso:
|