
É esta a tua engenharia.
Atualmente, verifica-se uma forte convergência entre as Tecnologias e Serviços de Telecomunicações e a Informática devido ao desenvolvimento de novos paradigmas para a construção de soluções de Telecomunicações. É neste panorama que surge a Engenharia de Telecomunicações e Informática.
Se queres trabalhar em várias áreas, como serviços ao utilizador, eletrónica de consumo ou profissional, plataformas de comunicação e redes informáticas, esta é a engenharia certa para ti.
O que te dá esta licenciatura?
- Frequentarás um curso inovador, que associa duas áreas científicas em forte convergência e evolução - Telecomunicações e Informática - e que implementa os mais recentes paradigmas de ensino-aprendizagem na área de engenharia.
- A tua formação irá de encontro às necessidades de mercado, permitindo colmatar falhas e necessidades identificadas e, assim, garantir uma forte taxa de empregabilidade.
- Terás o acompanhamento de um corpo docente especializado, com fortes ligações ao meio industrial e de investigação, permitindo o contacto dos estudantes com o ecossistema empresarial e a realização de estágios em empresas ou grupos de investigação.
- Desenvolverás as competências para prosseguir estudos ao nível de mestrado em diversas áreas de especialização.
Duração: 3 anos / 6 semestres | Horário: |
Créditos: 180 ECTS | Diurno (8h00 - 18h00) |
Registo Legal
Data inicial: 2020-04-14
Data final: 2026-04-14
Em que áreas podes trabalhar?
- Projeto de redes de comunicações;
- Administração de sistemas e redes;
- Programação e engenharia de software;
- Segurança de redes e sistemas informáticos;
- Aplicações web e para plataformas móveis;
- Visão por computador e sistemas multimédia;
- Sistemas distribuídos e ubíquos;
- Ciência dos dados;
- Inteligência artificial;
- Consultoria em sistemas de comunicação e informática.
E se quiseres continuar a estudar?
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Mestrado em Engenharia Informática
Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial
Mestrado em Engenharia de Sistemas de Computacionais Críticos
O ISEP e o corpo docente afeto ao curso têm forte tradição de cooperação com o ecossistema empresarial, unidades de investigação e outras instituições do ensino superior da região. Estas parcerias concretizam-se através da colaboração dos docentes em atividade de I&D, consultoria e desenvolvimento tecnológico com entidades externas ou pelo acompanhamento de estudantes em estágios. O leque de parcerias é extenso, garantindo uma diversidade de áreas técnico-científicas que abrange os diversos tópicos abordados na licenciatura.
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior: o que precisas saber?
Código - 3135/9098 Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática
Área CNAEF - 523 Eletrónica e Automação
Vagas - 40 (50% com preferência regional na 1ªfase)
Provas de ingresso
07 Física e Química + 19 Matemática A
Consulta o Guia da Candidatura de 2025 - Detalhe de Curso na DGES
Médias dos últimos colocados
2022
139,9 (1ª fase); 126,5 (2ª fase); 140,4 (3ª fase)
2023
139,3 (1ª fase); 157,9 (2ª fase)
2024
145,4 (1ª fase); 151,8 (2ª fase); 141,9 (3ª fase)
Para mais informações sobre o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e outras formas de acesso, acede à página da nossa Divisão Académica.
Antes de decidires, lê a opinião de quem escolheu este curso.
|
| Álvaro Torcato - Perfil LinkedIn
“Quando entrei no curso, não sabia bem o que esperar, pois fazia parte da primeira edição. No entanto, foi uma experiência extremamente positiva, ao combinar duas áreas fascinantes: a informática e as telecomunicações. A forte componente prática preparou-me de forma sólida para entrar com sucesso no mercado de trabalho desde o início.” |
|
| Bárbara Santos - Perfil LinkedIn
“O curso oferece uma combinação excelente entre teoria e prática, desde o desenvolvimento de software até à área das telecomunicações, permitindo aos estudantes desenvolver um enorme leque de diversas competências. Cada unidade curricular traz novos desafios que nos fazem crescer e aprender a ser versáteis, mas o que mais destaco é o ambiente de entreajuda entre colegas e o apoio constante dos docentes.” |
|
| Bruno Pereira - Perfil LinkedIn
“Traz uma nova abordagem para o estudo da relação entre telecomunicações e informática, preparando-nos para a necessidade de dominarmos ambos os temas no mercado de trabalho. São estudadas metodologias recentes pondo-as em prática com o uso de tecnologia atual semelhantes às encontradas no nosso quotidiano profissional.” |
Contactos:
Diretora de curso:
|