Investigação

Projeto CHIC testado no Porto Canal
16-01-2020

Uma equipa liderada pela docente Paula Viana, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do ISEP, investigadores do INESC TEC e da FEUP, desenvolveu uma experiência-piloto, no âmbito do projeto CHIC (Cooperative Holistic View on Internet and Content), com a designação: ecossistema de produção e distribuição de televisão, centrado no consumidor, num ambiente cloud e com recurso a contributos descentralizados. 

Este projeto piloto visa criar uma plataforma de apoio à contribuição, produção, gestão e distribuição de conteúdos, possibilitando a produção de programas para as diferentes plataformas de distribuição, incluindo os canais de TV e os meios online.

Na prática, a equipa liderada pela docente do ISEP, que inclui também um aluno do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e um docente convidado, tem estado a desenvolver algoritmos baseados em técnicas de Visão por Computador e Inteligência Artificial para anotação de conteúdos de vídeo. 

A solução em causa permite uma melhoria da capacidade de pesquisa de conteúdos para que possam ser reutilizados, através da identificação de personalidades em peças de vídeo e do acesso direto ao momento em que esta aparece (timecode). Por exemplo, “se uma peça de um telejornal tiver a duração de 1hora e precisarmos apenas de localizar os segundos ou minutos em que determinada personalidade aparece, esta ferramenta de anotação permite fazê-lo com rapidez. Isto permite às empresas de media poupar tempo e recursos na altura de reaproveitar conteúdos já elaborados no passado”, explica Paula Viana. 

O recurso às tecnologias baseadas na cloud garante uma partilha de recursos e consequente redução de custos para os operadores. Desta forma, para os profissionais dos media, este sistema permite aceder e reutilizar conteúdo para produção de novas peças televisivas, reduzindo custos e, assim, aumentando o valor económico das mesmas. 

Para além do uso desta ferramenta por uma estação de televisão, este tipo de anotações vai tornar mais eficientes as pesquisas dos utilizadores comuns nas plataformas online de um canal de televisão, pois permite um acesso mais simplificado e rápido aos conteúdos do seu interesse. Para que o utilizador vulgar consiga encontrar os conteúdos nos quais aparece determinada pessoa é necessário preparar as peças com estas ferramentas de anotação para serem facilmente detetadas pela pesquisa.

No dia 7 de janeiro, as ferramentas desenvolvidas foram testadas nas instalações do Porto Canal. O feedback recebido foi muito positivo, tendo sido considerado relevante para utilização em ambiente real.

Após os resultados positivos obtidos com a validação da ferramenta no Porto Canal, a docente refere que “o passo seguinte é continuar a otimizar os algoritmos desenvolvidos de forma a garantir que a ferramenta possa ser utilizada em ambientes de televisão, com soluções escaláveis, que não requeiram recursos computacionais elevados, nem a necessidade de datasets de dimensão elevada para treino dos algoritmos”.

Este sub-projeto tem como parceiros, além do ISEP, o Porto Canal, INESC TEC, FEUP, MOG Technologies e YouOn.

O Projeto Chic, do qual o ISEP é parceiro, é o maior projeto nacional na área dos media e envolve as principais entidades nacionais que atuam nesta área, contando com 28 parceiros - de investigação, empresas de media e detentoras de conteúdo ou empresas tecnológicas.