No próximo dia 29 de janeiro, pelas 16h, vai decorrer uma sessão dos ISEP Seminars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
O tema deste seminário é “Representations, inclusion and mathematics education”, no qual são abordadas representações matemáticas e o que é de interesse tanto para a educação matemática, como para as comunidades de educação inclusiva e especial.
Esta sessão será apresentada por Carla Finesilver, professora de Educação Matemática e Inclusão na King’s College London.
Para aceder ao seminário, pode clicar aqui.
Resumo
Os dois domínios da educação matemática e da educação inclusiva estão bem estabelecidos por direito próprio, todavia, não estão, muitas vezes, integrados. Este é o caso tanto na investigação educacional, como na formação e desenvolvimento profissionais. Embora alguma literatura baseada na matemática considere questões de inclusão, e alguma literatura baseada na inclusão inclua questões de matemática (ou, mais provavelmente, de numeracia), há pouca interseção das duas como parceiros teóricos e práticos iguais. Uma proporção, ainda mais pequena, adota uma posição social ou interativa sobre a deficiência e outras formas de diversidade corpo-mente.
Esta palestra foca-se, em particular, em representações matemáticas, que é um tópico de interesse da educação matemática e da educação especial/inclusiva. Quem tem sido tradicionalmente excluído, marginalizado ou desfavorecido em termos de acesso à matemática e que papéis podem a investigação e a educação desempenhar na resolução destas desigualdades? Vão ser discutidas algumas questões da literatura na interseção da representação matemática e da educação inclusiva e partilhados exemplos da investigação da oradora sobre a utilização de estratégias de representação visuoespaciais não normalizadas por alunos com dificuldades em matemática.
Bio
Carla Finesilver é professora de Educação Matemática e Inclusão na King’s College London, onde leciona em vários cursos profissionais, de licenciatura, pós-graduação e doutoramento. Publicou sobre vários aspetos da educação matemática e da inclusão de deficientes, foi consultora a nível nacional sobre discalculia e, anteriormente, dirigiu o grupo de trabalho temático do CERME sobre representações em matemática.
Antes de entrar no mundo do Ensino Superior, lecionou, durante dez anos, em escolas de Londres. Através da investigação, do ensino e da escrita, trabalha para desenvolver políticas, práticas e comunidades educativas mais inclusivas.
