Estudar

ISEP Webinar: "Ozobot Project in Steyr"
26-05-2025

No próximo dia 28 de maio, pelas 16h, vai decorrer uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).         

Este seminário, apresentado por Eva Schmidthaler, tem como tema “Ozobot Project in Steyr”. 

 

Para aceder ao seminário, pode clicar aqui.

 

Resumo

Nesta apresentação, Eva Schmidthaler irá expor o projeto regional em curso sobre os Ozobots em Steyr e Steyr-Land, que visa promover a educação digital através da utilização dos Ozobots nas escolas primárias e secundárias. Os Ozobots são pequenos robôs programáveis, concebidos para introduzir os estudantes à programação através de comandos codificados por cores, sem recurso a ecrã, bem como por meio de programação baseada em blocos. O projeto foca-se no desenvolvimento de competências de programação, pensamento computacional e aprendizagem baseada em investigação, promovendo igualmente a igualdade de oportunidades na educação em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Para além disso, Eva irá partilhar as primeiras conclusões da sua pesquisa empírica sobre a utilização dos Ozobots nas escolas da Alta Áustria, destacando os resultados iniciais sobre o impacto deste recurso na interação entre alunos e professores, assim como nos resultados de aprendizagem.

 

Bio

Eva Schmidthaler é investigadora e docente especializada em educação STEM, aprendizagem digital e pensamento computacional. Atualmente, é Investigadora Associada e Gestora de Projetos na Universidade Johannes Kepler de Linz (JKU), onde lidera projetos nacionais e internacionais na área da aprendizagem potenciada pela tecnologia. Enquanto candidata a doutoramento em Didática STEM, a sua pesquisa foca-se na integração de ferramentas digitais, como a realidade aumentada e a robótica, na educação.

Leciona educação digital nas Universidades de Educação de Linz e Burgenland e possui vasta experiência no ensino em escolas secundárias. Um aspeto central do seu trabalho é promover o pensamento computacional (CT) e a literacia digital através da robótica, com especial enfoque no uso dos Ozobots nas salas de aula. Desenvolve workshops e materiais educativos que integram a robótica em conceitos de ensino interdisciplinares, apoiando a igualdade de género e a inclusão nas áreas STEM.

Para além do seu trabalho académico, lidera ativamente projetos locais na sua cidade natal, promovendo a utilização dos Ozobots na educação para inspirar jovens alunos e criar ambientes de aprendizagem inclusivos. Através destas iniciativas, visa reduzir os estereótipos de género e tornar as disciplinas STEM mais acessíveis e envolventes para todos os estudantes.