No próximo dia 4 de junho, pelas 16h, vai decorrer uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Este seminário, apresentado por Tommy Tanu Wijaya, tem como tema “AI Literacy and Trust Among Mathematics Teachers: Their Relationship with AI Dependency”.
Para aceder ao seminário, pode clicar aqui.
Resumo
A Inteligência Artificial (IA), especialmente a generativa, tem trazido inúmeros benefícios para a educação, como a personalização do ensino da matemática e o apoio na análise de dados dos estudantes por parte dos professores. No entanto, nem todos os professores de matemática possuem o mesmo nível de literacia ou confiança em relação à IA, e alguns podem tornar-se excessivamente dependentes desta tecnologia. Esta dependência pode comprometer o desenvolvimento de competências fundamentais, como a autoconfiança, a resolução de problemas, o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipa.
Este estudo analisou uma amostra de 489 professores de matemática na China, com o objetivo de compreender de que forma os seus conhecimentos sobre IA, a confiança que nela depositam e o grau de dependência da tecnologia se relacionam com essas competências-chave. Recorreu-se a uma metodologia denominada análise de perfis latentes, que permitiu identificar cinco grupos distintos de professores com base na sua experiência e atitudes em relação à IA — desde utilizadores básicos até especialistas que se sentem confiantes na utilização da tecnologia.
Os resultados revelaram que, à medida que os professores demonstravam maior literacia e confiança na IA, também tendiam a depender mais dela. Contudo, essa dependência estava frequentemente associada a uma diminuição da autoconfiança e de outras competências relevantes. O estudo sublinha que, embora a IA possa ser uma ferramenta valiosa, o uso excessivo pode ter efeitos negativos. Assim, é fundamental que as escolas e os decisores políticos encontrem um equilíbrio, de modo a que a IA apoie os professores sem comprometer a sua capacidade de pensar criticamente e de resolver problemas de forma autónoma.
Bio
Dr. Tommy Tanu Wijaya é Professor Auxliar e educador dedicado e investigador na área da Matemática, oriundo da Indonésia. Atualmente exerce funções como Investigador Júnior no Instituto Nacional de Investigação em Materiais Didáticos de Matemática, em Pequim, China. Desempenha também o cargo de Responsável pelos Assuntos Académicos no Maker Space de Cursos de Matemática da Universidade Normal de Guangxi, na China.
É bolseiro de pós-doutoramento na Universidade Normal de Pequim. Obteve o grau de Doutor em Educação Matemática pela mesma universidade, após ter concluído o mestrado na Universidade Normal de Guangxi e a licenciatura no IKIP Siliwangi.
Investigador prolífico, é autor de 89 publicações indexadas na Scopus e possui um índice H de 18. As suas competências incluem a utilização avançada de diversas ferramentas de análise e investigação, como fsQCA, MPLUS, AMOS e Vosviewer, que complementam a sua vasta experiência em contextos académicos e educativos.
