No próximo dia 11 de junho, pelas 16h, vai decorrer uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Este seminário, apresentado por Natalia Budinski, tem como tema “Education in the Age of AI: Challenges, Ethics, and Opportunities”.
Para aceder ao seminário, pode clicar aqui.
Resumo
Neste webinar, será explorada de que forma a inteligência artificial (IA) está a remodelar o panorama educativo e o que isso representa para professores e estudantes. Ao repensarmos os modelos tradicionais de ensino, a IA surge não apenas como uma ferramenta, mas como uma força transformadora que pode apoiar a aprendizagem personalizada, fomentar a inovação e aumentar o envolvimento dos estudantes.
Começaremos por analisar as aplicações atuais e emergentes da IA em sala de aula, desde sistemas de tutoria inteligentes e feedback automático, até à geração de ideias e planeamento de projetos. Será dada especial atenção às questões éticas e aos riscos associados ao uso da IA. Um dos pontos altos da sessão será a apresentação de um exemplo prático de como integrámos a IA num projeto escolar, onde os estudantes foram desafiados a desenvolver ideias de negócio com o apoio de ferramentas baseadas em IA.
Neste webinar, iremos explorar o potencial transformador da integração do empreendedorismo, da inteligência artificial e da inclusão digital na educação, através do exemplo deste projeto. Destinado a estudantes dos 15 aos 18 anos, este projeto prepara os jovens para o futuro, envolvendo-os na resolução de problemas reais e no apoio à comunidade. Simulando a criação de uma empresa, os estudantes procuraram combater a exclusão digital, ligando gerações através da tecnologia. Mais do que teoria, os alunos elaboram planos de negócio, lideram formações digitais para seniores e criam um chatbot com IA para apoiar adultos em serviços online. O webinar mostrará como aplicam a IA de forma ética, desenvolvendo pensamento crítico, liderança e comunicação. Esta abordagem prática fomenta competências técnicas, empatia e inovação. Os participantes conhecerão um exemplo de aprendizagem com impacto real, estratégias para integrar IA, empreendedorismo e ética na educação, e ideias para projetos interdisciplinares centrados nos estudantes.
Bio
Natalia Budinski é professora de Matemática com uma vasta experiência no ensino e na liderança pedagógica, tendo um percurso comprovado na coordenação de projetos internacionais. Criou e liderou mais de 20 projetos nas áreas da literacia mediática, inclusão digital, educação STEM e direitos das crianças em ambientes digitais.
Como fundadora e diretora executiva da RuSTEM, uma organização que promove o acesso à educação STEM em comunidades rurais, tem trabalhado na intersecção entre inovação e justiça social. Foi distinguida com o prémio ALL-DIGITAL para a Melhor Agente de Mudança Digital e selecionada como uma das 300 educadoras mais inovadoras do mundo pela Microsoft. As suas colaborações com a UNICEF, Scientix, European Schoolnet e Microsoft Education reforçaram a sua perspetiva internacional e o seu compromisso com mudanças educativas de elevado impacto e escalabilidade. Ao longo do seu percurso, explorou diversas abordagens pedagógicas, desde o ensino com tecnologia à utilização da arte e da dança na programação, passando pelo desenvolvimento de competências empreendedoras e pela organização de um podcast educativo.
