No próximo dia 8 de julho, pelas 16h30, irá decorrer, na sala J302, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a palestra “Toward fully autonomous bridge visual inspection: 2D and 3D visual recognition, mobile robot navigation planning, and laboratory-scale prototyping”.
Esta sessão, que irá decorrer em inglês, será apresentada por Yasutaka Narazaki, professor no ZJU-UIUC Institute da Zhejiang University, na China.
Resumo
Esta investigação aborda o roteiro técnico e o desenvolvimento de protótipos para substituir os inspetores humanos na inspeção visual de pontes por intermédio de robôs móveis autónomos. O sistema robótico móvel previsto começa por navegar e recolher dados de imagem de alta qualidade de componentes estruturais críticos com base no seu próprio reconhecimento visual dos cenários de inspeção de pontes. Os dados recolhidos são posteriormente pós-processados para fornecer informações sobre a condição estrutural. São apresentados os resultados das etapas de reconhecimento automático de componentes estruturais, planeamento da navegação e pós-processamento de dados.
Em seguida, são discutidos os trabalhos em curso para integrar estes subsistemas num protótipo de sistema autónomo em ambiente laboratorial. Por fim, são discutidos os desafios que devem ser enfrentados para realizar um sistema autónomo tão complexo que execute tarefas no ambiente de campo. Esta investigação visa motivar novas investigações por parte de futuros investigadores e engenheiros para acelerar a transformação em curso na inspeção estrutural autónoma.
Bio
Yasutaka Narazaki é Professor Assistente no Instituto ZJU-UIUC, Zhejiang University, China. Obteve os seus diplomas de licenciatura e mestrado na Universidade de Tóquio e o seu doutoramento na Universidade de Illinois Urbana-Champaign, nos Estados Unidos. A sua investigação centra-se na automatização da inspeção estrutural e na monitorização da condição estrutural, utilizando visão computacional, deep learning e robótica móvel.
O seu trabalho foi reconhecido com vários prémios, incluindo o Outstanding Potential Paper Award da Sociedade Japonesa de Engenheiros Civis (JSCE) e o Best Paper Award in Bridge Engineering da revista Engineering Structures.
O professor Yasutaka Narazaki integra, também, a equipa de membros do Task Group 5.9 (TG 5.9), da International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE), na área da inspeção remota de pontes e que é coordenada pelo professor Diogo Ribeiro, do ISEP, e que integra também membros do iBuilt, como o professor Ricardo Santos e o investigador Rafael Cabral.
