
Vai decorrer, no próximo dia 5 de novembro, às 16h00, mais uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Este seminário, apresentado por Houssam El-Kasti, tem como tema “A difusão da inovação em Educação Matemática do ponto de vista de professores e alunos”.
Para aceder ao seminário clique aqui.
Abstract
O triângulo pedagógico — composto pelo aluno, o professor e o conteúdo — tem sido, desde há muito, um desafio para todos os intervenientes no processo educativo. A integração da inovação como um quarto vértice vem complicar ainda mais estas dinâmicas, como se tem observado historicamente no ensino da matemática com a introdução de ferramentas como as calculadoras científicas, as calculadoras gráficas e o software de geometria dinâmica. Atualmente, o surgimento da inteligência artificial (IA) prolonga este padrão, refletindo tensões já conhecidas entre a rápida adoção pelos alunos e a hesitação por parte dos professores.
Os alunos tendem a adotar rapidamente as inovações tecnológicas, incorporando-as em diversos aspetos da sua aprendizagem e da sua vida quotidiana. Em contraste, os educadores demonstram frequentemente alguma relutância em integrar estas ferramentas nas suas práticas pedagógicas, influenciados por considerações de natureza pedagógica, institucional e ética.
Este seminário online explorará os desafios educativos mais amplos associados à inovação, com especial enfoque no ensino da matemática. Com base em enquadramentos teóricos, analisarei as questões subjacentes e proporei soluções estratégicas para enfrentar os desafios atuais e futuros na integração de tecnologias inovadoras na sala de aula.
Bio
O Dr. Houssam El-Kasti, de Beirute, no Líbano, é um distinto professor de Matemática no Foundation Program da Universidade do Qatar. Com ampla experiência em educação matemática, dedica-se a capacitar professores para ensinarem matemática conceptual através da tecnologia.
Lecionou cursos de licenciatura e de pós-graduação em instituições de renome, incluindo a Universidade Americana de Beirute (AUB) e a Universidade Libanesa. O Dr. El-Kasti apresentou comunicações em numerosas conferências internacionais sobre ensino da matemática e ensino apoiado por tecnologia, tendo sido orador convidado no prestigiado 14.º Congresso Internacional sobre o Ensino da Matemática (ICME 14), realizado em Xangai, na China.
Orientado por uma filosofia humanista, integra teoria e investigação educacionais para enriquecer a prática pedagógica. A sua defesa do construtivismo e da educação STEAM reflete a sua missão de inspirar uma apreciação mais profunda da matemática.
Na sua mais recente colaboração internacional, o Dr. El-Kasti trabalha em parceria com a Universidade Johannes Kepler de Linz (JKU), na Áustria, para promover a investigação em educação matemática, design instrucional e iniciativas STEAM. Vivendo segundo o lema, “Nunca deixes de aprender, nunca deixes de ensinar”, o Dr. El-Kasti é um exemplo de dedicação à educação e à partilha do conhecimento.
