
Carlos Ramos, Professor Coordenador Principal do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e Pró-Presidente do Politécnico do Porto (P.PORTO) para Cooperação e Relações Internacionais, foi agraciado com a Comenda da Ordem Nacional de Mérito Educativo pelo Governo do Brasil, tendo a entrega da Comenda sido efetuada numa cerimónia presidida por Lula da Silva, Presidente do Brasil, que teve lugar no passado dia 14 de novembro, em Brasília.
A Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo é uma distinção oficial, criada pelo Governo do Brasil para reconhecer personalidades, brasileiras ou estrangeiras, que prestaram serviços relevantes ou excecionais à educação. A condecoração é proposta pelo Ministério da Educação e formalizada através de decreto assinado pelo Presidente da República do Brasil.
A proposta de atribuição desta Comenda a Carlos Ramos foi feita pelo Ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, e teve em conta todas as atividades desenvolvidas por Carlos Ramos no âmbito de diversos projetos do ISEP e do P.PORTO no Brasil. A colaboração tem envolvido sobretudo os Institutos Federais, mas também Universidades Públicas e Privadas do Brasil.
Foram várias as iniciativas coordenadas pelo docente do ISEP que decorreram no Brasil, com destaque para o projeto Erasmus+ LAPASSION, que se realizou no Brasil, Chile e Uruguai, e que implementou projetos de estudantes em equipas multidisciplinares baseados em Design Thinking. O programa foi realizado nas cinco regiões do Brasil, tendo sido posteriormente continuado pelos Institutos Federais do Brasil (LAPASSION em Rede) em 23 estados participantes.
Carlos Ramos também articulou diversas formações, com destaque para a Pós-Graduação em Metodologias Ativas de Aprendizagem para Ensino Vocacional e Tecnológico, para treino de dezenas de Professores do Instituto Federal do Amazonas, que decorreu no Brasil, durante dez semanas, e no ISEP, por mais duas semanas. Este projeto foi suportado pelo Programa Aranouá, financiado pela SAMSUNG.
A dinamização de duplas-titulações com o Brasil foi outra atividade promovida pelo docente. De destacar que o Presidente do Brasil, Lula da Silva, numa viagem realizada a Portugal, em abril de 2023, recebeu 14 estudantes do Instituto Federal do Maranhão, que estavam a fazer duplas-titulações no ISEP, nos Mestrados de Engenharia de Inteligência Artificial, Engenharia Informática e Engenharia Eletrotécnica.
Carlos Ramos coordenou, ainda, o projeto de Internacionalização dos Institutos Politécnicos de Portugal, tendo o Brasil sido o principal país de implantação do projeto, que envolveu outros países da América Latina e de África.
Fundador e primeiro Diretor do GECAD – Research Group on Intelligent Engineering and Computing for Advanced Innovation and Development, a Unidade de Investigação e Desenvolvimento do ISEP dedicada à Inteligência Artificial (IA) e classificada como Excelente, Carlos Ramos tem apostado, em articulação com instituições do Brasil, na inclusão da IA nos processos de ensino/aprendizagem e de formação profissional.
Atualmente, o docente é também Diretor do Programa Doutoral em Inteligência Artificial e de Engenharia de Sistemas Inteligentes do ISEP.
