
O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) integra o projeto DigiMaTRIA, uma iniciativa liderada pelas equipas do iBuilt – Centro de Inovação em Construção Digital e pelo Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD), em parceria com a Garcia Garcia, INESCTEC e GAR.COM.
O projeto centra-se no desenvolvimento de um Gémeo Digital preditivo, que apoiará gestores de manutenção na avaliação contínua do estado dos ativos.
Esta iniciativa integra três grandes componentes tecnológicas:
- Robótica de inspeção, com drones e sensores para reconstrução digital;
- Deteção e classificação de anomalias, baseada em visão computacional e análise de dados sensoriais;
- Plataforma digital integrada, capaz de processar os dados, fornecer avaliações contínuas e disponibilizar uma interface intuitiva para os utilizadores.
No passado dia 20 de novembro, o consórcio realizou, no ISEP, a sua segunda reunião de trabalho, marcada pelo arranque de uma fase de maior envolvimento técnico. Nesta sessão, foram definidos os princípios para o setup dos sensores e os requisitos funcionais da plataforma digital.
Nos próximos seis meses, está prevista a implementação do primeiro edifício industrial monitorizado, etapa que permitirá validar de forma integrada os módulos de sensorização, diagnóstico e a própria plataforma digital.
