
Vai decorrer, no próximo dia 14 de janeiro, às 16h00, mais uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Este seminário, apresentado por Irina Lyublinskaya, tem como tema “Preparar Professores de STEM para Integrar a Literacia em Inteligência Artificial (IA) no Currículo”.
Para aceder ao seminário clique aqui.
Resumo
Este webinar apresenta o design instrucional de “Literacia em IA para Educadores”, um curso de nível universitário desenvolvido para preparar professores em formação inicial, com o objetivo de integrarem a literacia em IA em diversas disciplinas dos ensinos básico e secundário. Alargando-se para além de abordagens tradicionais centradas na programação, o curso está fundamentado teoricamente no novo Quadro Pedagógico da Literacia em IA, que oferece aos educadores estratégias práticas, baseadas em evidências de investigação, para cultivar a literacia em IA ao longo de diferentes séries e áreas curriculares. Tirando partido de dados de implementações transnacionais nos Estados Unidos e na China, a sessão apresentará exemplos de artefactos de aula, criados por professores em formação que integram com sucesso os conceitos centrais de IA nos currículos existentes.
Bio
A Dra. Irina Lyublinskaya é Professora de Matemática e Educação no Teachers College, da Columbia University, em Nova Iorque. Possui doutoramento em Física Teórica e Matemática pela Leningrad State University, na Rússia. Lecionou, durante 40 anos, matemática e ciências no ensino secundário e universitário. Foi distinguida com vários prémios, incluindo o Radioshack/Tandy Prize for Teaching Excellence in Mathematics, Science, and Computer Science; o NSTA Distinguished Science Teaching Award e a respetiva menção; o Education’s Unsung Heroes Award, pela inovação na sala de aula, e o NSTA Vernier Technology Award. As suas áreas de interesse de investigação incluem literacia em IA, educação STEM, formação de professores, desenvolvimento curricular e educação internacional comparada. É autora/coautora de 23 livros, 16 capítulos de livros e mais de 100 artigos e atas revisados por pares nestas áreas.
