Estudar

Aprendizagem Ágil com eduScrum® no Ensino Superior
19-01-2026

Aprendizagem Ágil com eduScrum® no Ensino Superior

Vai decorrer, no próximo dia 4 de fevereiro, às 16h00, mais uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Este seminário, apresentado por Willy Wijnands, tem como tema “Aprendizagem Ágil com eduScrum® no Ensino Superior”.

 

Para aceder ao seminário clique aqui.

 

Resumo

Transformar Estudantes em Pensadores Adaptativos

Num mundo marcado pela mudança rápida, as universidades precisam de ajudar os estudantes a desenvolver mais do que conhecimento técnico — precisam de promover a adaptabilidade, a colaboração e a motivação intrínseca. No entanto, o ensino superior continua, muitas vezes, organizado para a estabilidade e não para a agilidade.

No workshop, será apresentado o eduScrum®, um modelo de aprendizagem ágil que capacita os estudantes a assumirem a responsabilidade pelo próprio percurso de aprendizagem, ao mesmo tempo que desenvolvem competências essenciais para o futuro profissional. Haverá a oportunidade de vivenciarem como os princípios ágeis podem tornar o ensino universitário mais envolvente, flexível e colaborativo.

Ao promover a autonomia e a confiança, o eduScrum® incentiva os estudantes a tornarem-se aprendentes autónomos, capazes de assumir a responsabilidade pelo próprio crescimento. O resultado: uma aprendizagem mais profunda, trabalho em equipa mais sólido e níveis mais elevados de motivação.

Os participantes terão a oportunidade de explorar de que forma os métodos ágeis podem transformar os ambientes de aprendizagem no ensino superior — desde as aulas expositivas até à aprendizagem baseada em projetos — preparando os estudantes para liderarem e adaptarem-se num mundo em constante mudança.

 

Bio

Willy Wijnands, criador e fundador da eduScrum®, foi professor de química no Ashram College, uma escola secundária em Alphen aan den Rijn, nos Países Baixos, desde 1976 até janeiro de 2021. Atualmente, leciona química no Agora, uma nova escola secundária inovadora em Leiden.

É um conector e, portanto, também cofundador da iniciativa global Agile in Education. Usa o eduScrum® e a abordagem ágil com estudantes e formadores em todo o mundo em todas as suas aulas e projetos, independentemente do assunto. Segundo Willy, “Não se trata de fazer de forma ágil, mas sim de ser ágil”. Uma base importante para este tipo de pensamento e atuação foi criada nos seus anos de envolvimento com Aikido, Chi Kung e Shiatsu. Escreveu e contribuiu para vários livros sobre agilidade e eduScrum, nomeadamente: The eduScrum guide, Scrum in Actie, Agile and Lean Concepts for Teaching and Learning, e Industry Practices, Processes and Techniques in Education da Springer Books.

Quer construir uma ponte entre o sistema educacional e as exigências do mercado e acredita que nos podemos fortalecer ao colaborar. O formador tem a convicção de que: “Juntos criamos projetos e produtos que contribuem para um novo mundo brilhante e transformamos estudantes em aprendizes e líderes do amanhã ao longo da vida”.

Desde 2011, já treinou mais de 3500 professores em mais de 50 países, online e presencialmente, com o eduScrum®, juntamente com os seus formadores eduScrum®, e trabalhou com mais de 2500 estudantes independentes. Atualmente, trabalha em conjunto, todos os meses, com professores e estudantes da comunidade de prática eduScrum, que tem mais de 400 membros ativos e onde os números continuam a aumentar a cada dia.