Estudar

Docentes do ISEP lançam e-book sobre Sustentabilidade e Certificação B Corp
12-10-2026

Decorreu, no passado dia 1 de outubro, no Centro de Cultura da Universidade Técnica do Porto (UTPORTO), o lançamento do e-book “A Certificação B Corp como Caminho para a Sustentabilidade das Organizações”, um evento que contou com a presença dos Vice-Presidentes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Alzira Faria e João Francisco Silva.

A sessão de apresentação foi aberta por Olívia Marques da Silva, responsável pela área da Cultura da UTPORTO, que marcou presença nesta iniciativa e deu início ao momento de apresentação da publicação.

O livro, da autoria de José Carlos Sá e Luís Fonseca, docentes do ISEP, e Vanda Lima, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), destina-se a gestores e investigadores, servindo de guia estratégico para integrar a sustentabilidade nas práticas de gestão através do modelo B Corp.

No evento, destacou-se a intervenção de Laetitia Arrighi Casanova, Diretora da B Lab Portugal, que contextualizou as exigências e os elevados padrões sociais, ambientais e legais desta certificação.

O debate, que cruzou as perspetivas académica e corporativa, foi moderado por Sara Dias, da empresa Aveleda e docente da ESTG. O evento, que encerrou com uma sessão de autógrafos, reforçou a forte aproximação entre a academia e as empresas, sendo mais um passo na produção de conhecimento científico ao serviço de um futuro mais sustentável.