Outro

LABORATÓRIO AVAC DO DEM EFETUA AUDITORIAS À QUALIDADE DO AR
17-06-2014

No âmbito da parceria entre o DEM e o CIDEM, o Laboratório AVAC (Aquecimento Ventilação e Ar Condicionado) do DEM efetuou uma auditoria à qualidade do ar interior e ao conforto térmico do edifício do Laboratório Porto Technical Centre (PTC) da YAZAKI Saltano, situado em Ovar.

A empresa YAZAKI é um grupo mundial cuja visão sempre foi inspirada e construída em fortes tradições e em que a responsabilidade é um dos pilares no negócio. O edifício PTC é um dos centros de desenvolvimento e inovação da Yazaki Europe (YEL), empresa líder mundial na produção de soluções tecnológicas de elevado potêncial e de componentes para o mercado da indústria automóvel.

Os princípios de sucesso desta empresa são: melhorar a eficiência da atividade da empresa e criação de valor através da aplicação de técnicas de melhoria contínua; respeitar a legislação em vigor e os valores culturais de cada país; contribuir para um futuro melhor através de uma postura sustentável na atividade e no negócio; gestão aberta e dinâmica com o objetivo de coexistência e de prosperidade; valorização da identidade dos empregados e criação de uma cultura de empresa para um bom trabalho em equipa.

O Laboratório AVAC do DEM está equipado com tecnologia que permite realizar auditorias a este tipo de edifícios. Os trabalhos de campo para recolha dos diversos dados foram efetuados com a colaboração de alunos de mestrado do ISEP e os resultados obtidos permitiram identificar soluções para a implementação de medidas de melhoria ao nível dos parâmetros de qualidade do ar, dos índices de conforto térmico e de estratégias para redução do consumo energético associado à ventilação do edifício.

Foram verificados bons índices de conforto térmico de acordo com a norma ISO 7730, que apresenta métodos para prever a sensação térmica dos ocupantes do edifício, assim como, quantifica o grau de desconforto dos ocupantes expostos em ambientes térmicos moderados.  O equipamento de campo utilizado permite a determinação analítica e a interpretação do conforto térmico através do cálculo dos índices PMV (Predicted Mean Vote) e PPD (Percentage People Dissatisfied) e especifica os critérios de conforto térmico geral para diversos tipos de ambientes interiores em edifícios.

Salienta-se que uma boa qualidade do ar interior implica melhor bem-estar para os ocupantes do edifício, mais produtividade para a empresa, menores taxas de absentismo, e menores custos com os recursos humanos.

O Laboratório AVAC do DEM está disponível para garantir este nível de serviço a outras instalações, mediante contacto – orc@isep.ipp.pt.