Vai decorrer, no próximo dia 22 de outubro, às 16h00, mais uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Este seminário, apresentado por Fernando Blasco, tem como tema “Problemas de Martin Gardner”.
Para aceder ao seminário clique aqui.
Resumo
Neste webinar apresentamos alguns problemas e desafios propostos por Martin Gardner. A resolução de problemas não é uma disciplina em si mesma, mas sim uma soft skill que deve ser conhecida por cientistas e engenheiros. Martin Gardner escreveu, durante mais de 25 anos, a coluna “Mathematical Games”, na revista “Scientific American”, e os temas que abordou incluíam criptografia, teoria dos jogos, autómatos celulares, matemática e arte, entre outros. São uma grande fonte de exemplos para todas as áreas STEM – “Science, Technology, Engineering, e Mathematics”, e podemos usar alguns deles para ilustrar uma grande variedade de conceitos relacionados com a matemática, de forma recreativa e interessante.
Bio
Fernando Blasco é doutorado em Ciências Matemáticas e Professor Associado de Matemática Aplicada na Universidade Politécnica de Madrid. Interessado na divulgação científica, na relação entre educação e comunicação, e na integração da ciência como parte da cultura, tem promovido iniciativas educativas inovadoras através da matemática recreativa e da magia matemática. Desde 2020, é presidente da Comissão de Divulgação da Real Sociedade Espanhola de Matemática e membro do Comité de Divulgação e Envolvimento da Sociedade Europeia de Matemática.
Há mais de 20 anos que é um orador assíduo em cursos de formação de professores, programas de formação para guias de museus de ciência, e em numerosos eventos educativos, tanto em Espanha como a nível internacional, especialmente nos últimos anos em colaboração com o Instituto Cervantes. Tem estabelecido pontes entre o ensino secundário e o universitário, colaborando na apresentação da Universidade Politécnica de Madrid em centros de ensino, dinamizando atividades de promoção das áreas STEM, e participando em comités de elaboração dos exames de acesso à universidade.
