
Realiza-se, no próximo dia 25 de março, às 18h30, um seminário subordinado ao tema: “Microatuadores Eletrostáticos em Sistemas Miniaturizados”, que terá lugar na sala F342 do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
O seminário será apresentado por Darius Virzonis, professor da Vilnius Gedimino Technical University, na Lituânia.
Inscrição gratuita e obrigatória aqui
Resumo
A miniaturização é mais do que apenas reduzir dimensões — é uma porta para a inovação. Quando funcionalidades existentes são implementadas em escala microscópica, surgem horizontes inteiramente novos, permitindo funções que antes eram inimagináveis. Os sensores inerciais são um exemplo perfeito: a sua miniaturização revolucionou a navegação e a eletrónica de consumo.
Neste seminário, terá a oportunidade de explorar a elegância e o potencial da atuação eletrostática em sistemas miniaturizados, com foco em dispositivos micromecanizados. Primeiramente, irão analisados os fundamentos da atuação eletrostática e dada uma visão geral concisa das tecnologias de micromecanização — o processo de fabrico. De seguida, serão consideradas duas arquiteturas principais de atuadores: placa paralela e comb-drive, onde poderá examinar os seus princípios de funcionamento, vantagens e limitações.
Na palestra, serão ainda discutidas as estratégias mais comuns de modelação matemática, com ênfase na modelação por elementos concentrados no contexto de transdutores eletromecânicos acionados eletrostaticamente. Por fim, irão ser debatidos estudos de caso de dispositivos de ponta: um atuador eletrostático multicelular e um sensor acústico inovador para a deteção de gases leves, como hélio e hidrogénio.
Biografia
Darius Virzonis tem sido uma figura de destaque na investigação em micromecanização, nanofabricação, MEMS e MOEMS, desde 2004. Os seus trabalhos iniciais focaram-se no desenvolvimento de tecnologias de micromecanização e nanomecanização de superfícies, particularmente para transdutores ultrassónicos micromecanizados capacitivos e microestruturas óticas de subcomprimento de onda. Adquiriu a sua formação e competência científica sob a supervisão do Prof. Arminas Ragauskas durante o seu doutoramento, entre 1995 e 1999.
De 2008 a 2012, trabalhou como investigador independente em microtecnologia na Chalmers University, na Suécia. Em 2008, cofundou o primeiro laboratório académico semiprivado e de acesso público de micro e nanofabricação da Lituânia, no Centro Mecatrónico de Panevezys. Na altura, este laboratório possuía as instalações de sala limpa mais avançadas do país e tornou-se a base tecnológica do grupo de investigação de Virzonis. Em 2024, este grupo fundou a empresa de capital social Orius Tech, com o objetivo de comercializar sensores de gases com microestruturas acionadas eletrostaticamente.
