Estudar

33.ª Edição da Revista Técnico-Científica: Neutro-à-Terra
23-09-2025

Encontra-se disponível a 33.ª edição da revista técnico-científica “Neutro-à-Terra”, que poderá ser obtida gratuitamente aqui.

Nesta edição, foram publicados artigos sobre as tecnologias emergentes de energia renovável offshore, sobre a utilização do hidrogénio, através de fuel cells, e o uso de módulos fotovoltaicos bifaciais. Foram, ainda, publicados alguns artigos técnicos, de entre os quais se destacam um artigo sobre o transformador elétrico, um artigo sobre o dimensionamento de descarregadores de sobretensões em redes de alta e muito alta tensão, e um artigo sobre a análise do funcionamento do motor assíncrono de indução em situação de defeito. A revista é ainda palco de um artigo sobre o dimensionamento do relé Buchholz, e de um outro relacionado com a análise dos esforços térmicos em barramentos de quadros elétricos de média tensão.

A “Neutro-à-Terra” destina-se a todos os profissionais do setor eletrotécnico, com particular destaque para os alunos dos cursos de Engenharia Eletrotécnica.

Esta revista é da responsabilidade de Professores das áreas de máquinas e instalações elétricas do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).